top of page

Como surgiu a Strateji? A história que poucos conhecem

Atualizado: 27 de mar. de 2019


Toda história tem um começo. E a história da Strateji tem um começo um tanto quanto peculiar. Eramos em nove pessoas quando a empresa foi criada: João Paulo (este que vos escreve), Bruno, Larissa, Enrico, Gabriel, Fernanda, Felipe, Daniel e Odair. Dá pra acreditar? A história de como chegamos a ser o que somos hoje é um tanto quanto longa, então talvez essa post seja dividido em duas partes.


Ensaio Pré Wedding

Essa fotografia foi feita em um dos últimos ensaios fotográficos que realizamos, há cerca de um mês. Quando a Strateji foi criada, nós nem imaginávamos que um dia iriamos trabalhar com casamentos! Quer saber como chegamos até aqui? Continua lendo que a gente vai contar tudo!

O começo Tudo começou no ano de 2013. Eu estudava jornalismo na Universidade Católica de Santos e tinha um colega de sala que eu não desgrudava nunca: O Bruno Sabbato! Nós fazíamos todas as atividades universitárias juntos e foi em meio a uma delas que a ideia de criar um negócio próprio surgiu. Nós havíamos acabado de tomar uma fumada (muito injusta, por sinal) de um professor e saímos da sala batendo as portas. Sentamos em uma das escadas do prédio e começamos a reclamar de o quanto aquele ramo profissional que a gente estava prestes a entrar era ingrato. Por um momento a ideia de continuar naquilo parecia absurda e então decidimos que iriamos abrir uma empresa. Foi ali, naquela situação, que tudo começou.

Não, não nos inspiramos no filme 'Tropa de Elite'

Até hoje muitas pessoas nos perguntam se o nome Strateji vem da famosa cena em que o Capitão Nascimento ensina aos recrutas o conceito de "estratégia". A reposta é: não! No começo, nós não tínhamos certeza do que queríamos fazer. Comunicação institucional, assessoria de imprensa, fotografia corporativa, vídeos, social midia... Tudo parecia interessante e então fomos atrás de pessoas de outras áreas para entrar nesse barco com a gente. E em pouco tempo eramos nove! Sete universitários e dois que ainda estavam no ensino médio. Criamos um grupo no facebook e começamos o brainstorm para achar um nome! Apareceram as ideias mais bizarras possíveis e parecia que nunca acharíamos algo que nos agradasse. Após algumas discussões e até algumas brigas, achamos um nome que aparentemente tinha agradado todo mundo: Strateji Comunicação.

Strateji vem do turco e se pronuncia Stratejí. Isso mesmo! A sílaba tônica é o "ji"! Não é Stráteji. Nem Stratéji. É Stratejí. Você deve estar se perguntando: "Mas por que tanta frescura com esse nome?" . A resposta é simples: se usássemos Estratégia Comunicação ou Strategy Comunicação, teríamos pelo menos 500 outras empresas ou organizações com nomes iguais ou muito parecidos. Agora, Strateji, só ia ter a gente. Duvida? Vai lá e digita Strateji Comunicação no google! Pronto, temos uma empresa! E agora?

Logo depois que definimos o nome tivemos mais algumas discussões para definir a identidade visual e, em poucos dias, estava praticamente tudo definido. Mas e agora? A Strateji Comunicação estava pronta e não tinha nenhum cliente... Ainda! Aos poucos apareceram algumas coberturas de foto e vídeo de umas baladas pra gente fazer e a gente foi! Começamos assim. E, para a nossa surpresa, nos nossos primeiros meses de atividade fomos contratados para fazer a cobertura de um show do rapper Criolo, na cidade de Santos. Nós não tínhamos ideias do que iriamos fazer, mas fizemos! E até hoje esse vídeo está no nosso canal no youtube:


Segue a prova de que fomos nós mesmo:


Da esquerda pra direita: Bruno Sabbato, Criolo, eu e Larissa.

Nós não tínhamos experiência nenhuma mas mesmo assim encaramos o desafio, abraçamos a oportunidade e fizemos o trabalho. Ficamos bastante satisfeitos com o resultado e surpresos com a qualidade do material que a gente entregou pro cliente.

E foi assim que a Strateji Comunicação começou a crescer. Fizemos muitos outros trabalhos incríveis juntos e se fosse contar tudo, poderia escrever um livro! E talvez eu faça isso um dia haha

"Mas e o que aconteceu com todas as pessoas que faziam parte da Strateji?", "Como e quando vocês começaram a trabalhar com fotografia e vídeo de casamentos?", "Como a Strateji Comunicação virou Strateji Studio?". Calma! Esses são detalhes importantíssimos da nossa história que serão contados no próximo post! Tem algum palpite sobre como entramos para o ramos de casamentos ou gostaria de nos perguntar alguma coisa sobre a nossa história? Deixe um comentário que nós teremos prazer em responder! E fiquem ligados nas nossas redes sociais:

4 visualizações0 comentário
bottom of page