Como definir o cenário ideal de um ensaio fotográfico?

Atualizado: 27 de Mar de 2019


Ao se deparar com o lugar para um ensaio fotográfico, é comum o fotógrafo pensar por alguns instantes sobre as possibilidades que aquele ambiente oferece, as vantagens e desvantagens, e, por fim, sobre qual será o cenário ideal para cada fotografia. Tudo isso tem que ser levado em consideração para que o ensaio fique perfeito.

Não importa o local, sempre haverá oportunidades de fotos, no mínimo interessantes, para serem feitas. Cada cenário, seja interno ou externo, tem características particulares que podem produzir imagens únicas e emocionantes.

Como escolher o cenário ideal de acordo com o ensaio fotográfico?

Antes de escolher o cenário para o ensaio fotográfico, uma dica valiosa é que ele tenha significado para a pessoa, ou seja, que traga boas lembranças. Isso é mais importante do que escolher um local por conveniência, pois aquilo que evoca emoção pode gerar resultados mais inspiradores.

Por isso, um bom fotógrafo deve sempre levar em consideração que o lugar seja compatível com a personalidade e a história de cada um. Por exemplo, alguém que cresceu no campo pode se sentir perdido sendo fotografado em uma grande avenida. Logo, é importante conhecer o cliente e combinar tudo antecipadamente.

Tendo em mente que o background e seus componentes interferem muito no resultado da foto, reunimos aqui os principais aspectos que influenciam em cada caso.

Parques


Os parques são ideais para uma sessão com a família, além de serem lugares animados e com muitas possibilidades

Uma dica valiosa para conseguir fotos mais naturais e mais bonitas é fazer a pessoa interagir com o ambiente – e os parques geralmente permitem isso.

Árvores, canteiros de flores, lagos, animais... todos esses elementos podem compor a cena. E ainda podem ser acrescentados outros, como um banco de madeira, balões, patins, ou até mesmo um piquenique!

Ruas da cidade


As linhas retas, as vidraças e o concreto formam uma composição mais moderna e descolada

Para quem quer dar um clima urbano ao cenário, fotografar nas ruas da cidade é o ideal.

A foto pode ser feita em algum canteiro central entre duas pistas, na calçada, de modo que mostre bem a arquitetura dos prédios; ou ainda, no meio da rua, tomando-se muito cuidado com o tráfego de carros.

O fotógrafo também deve tomar cuidado para não se distrair com o movimento de pessoas e carros, e assim, acabar dando mais atenção ao background do que ao elemento principal da foto.

Locais fechados: bares, lojas, restaurantes...


Os detalhes na decoração e na iluminação, que só alguns estabelecimentos têm, dão um charme a mais ao ambiente

Bares, restaurantes e lojas podem conter elementos na arquitetura e decoração muito interessantes para se montar uma foto. Mesas, enfeites nas paredes, taças, flores, quadros, entre outros detalhes, são úteis para o ensaio.

Talvez haja a necessidade de equipamentos para controlar a iluminação, por isso, é essencial conhecer o estabelecimento antes.

É importante lembrar, também, que a maioria dos lugares requer permissão para se realizar um ensaio em seus estabelecimentos, algo que deve ser visto com antecedência.

Estrada


As beiras de estradas muitas vezes são subestimadas na hora de uma sessão fotográfica

Fotos cujo cenário é uma estrada não são tão difíceis de encontrar. Esse ambiente é ótimo para criar uma ideia de tranquilidade e independência, além de sugerir que um caminho deve ser percorrido a partir dali, seja sozinho ou com alguém que se ama.

Mais uma vez, a atenção aos veículos deve ser redobrada, ainda que a estrada esteja abandonada.

Campos abertos e montanhas


Passando a ideia de serenidade, romance e pureza, esse cenário remoto fica lindo na composição

Para quem quer um cenário mais bucólico, que transmita tranquilidade, simplicidade, pureza e o contato com a natureza, campos abertos e montanhas são o ideal. O ambiente para a foto fica lindo e a composição final também.

A luz natural que geralmente encontramos nesses lugares é também um ponto positivo. Obviamente, ela tem que estar difusa pelas nuvens, por uma sombra ou por um difusor que o fotógrafo leve para, assim, produzir resultados mais suaves. Por isso, deve-se evitar o sol do meio-dia.

Praia


Nada como a beira do mar para fotos perfeitas

Entre os lugares queridinhos para os ensaios pre-wedding estão as praias. O mar, a areia, o céu e o horizonte proporcionam uma beleza natural e deslumbrante.

Nesse caso, a luz que o fotógrafo procura pode ser a luz difusa do dia ou a do pôr do sol, por exemplo, para dar a ideia romântica. De qualquer forma, é importante que não haja muitas nuvens, se o objetivo for destacar também o céu azul ou avermelhado.

Hotéis


Deve-se aproveitar as piscinas, com cadeiras de descanso, coqueiros e jardins para montar o cenário de forma ideal

Dependendo do que o hotel oferece, em termos de arquitetura, estilo, lazer, vistas e detalhes na decoração, o ensaio fotográfico pode funcionar muito bem.

Por exemplo, um hotel fazenda com estilo rústico, um hotel à beira mar com grandes piscinas e coqueiros, um hotel localizado em uma cidade com vista para um monumento famoso ou um hotel de arquitetura moderna e estilo escandinavo são excelentes opções.

Beira de rios


A foto à beira do rio mostra reflexos lindos e coloridos da margem. O estaleiro de madeira completa a imagem rústica e delicada ao mesmo tempo.

Entrando também na categoria de cenário bucólico e sereno, as beiras de rio são ótimos lugares para se conseguir um frame lindo. Os reflexos da margem na água, o verde das árvores, o contraste com o rio e a tranquilidade do lugar permitem muita imaginação.

Se houver um estaleiro por perto, o fotógrafo pode utilizá-lo para destacar a proximidade com a água, sempre tomando muito cuidado para fazer tudo com segurança!

Cachoeiras


Uma cachoeira pode representar um momento místico e natural, pela delicadeza do contato com a água e a força da natureza agindo ao mesmo tempo.

Para passar a ideia de natureza, aventura e, até mesmo, misticismo, as cachoeiras cumprem muito bem o papel. Naturalmente, elas já são espetaculares. Em uma composição, então, ficam lindas!

No entanto, é importante tomar cuidado com algumas coisas: dependendo da distância, os respingos de água que saem da queda podem atrapalhar, molhando looks, maquiagem, cabelo e a câmera. Geralmente, também há muitas pedras em volta, aumentando o risco de quedas. Dando atenção e esses detalhes, não há maiores preocupações.

Conhecendo estes diferentes cenários e suas características, será mais fácil escolher o lugar para ter fotos mais bonitas e, até mesmo, mais profissionais. Afinal, é possível conseguir resultados incríveis com as ideias certas!

Veja outras fotos de ensaios que fizemos em lugares como os citados acima:

Confira também em nosso site outros artigos e informações a respeito de fotografia. Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo para sabermos o que você achou deste post.

Até a próxima!

#prewedding #ensaiofotográfico #wedding #fotografia #casamento #Família #Genstante #EnsaioGestante #EnsaioGestacional #Cenários #Cenárioideal

90 visualizações
  • Facebook Limpa
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

Jundiaí | São Paulo - contato@strateji.com.br

Follow us on social media!

©Strateji Studio | Worldwide available